segunda-feira, 12 de maio de 2008

Eu X D. Avaliação

Não quero perder minha vida numa folha de papel, pensando estar ali meu conhecimento.
Não gosto de como a educação é vista hoje. Decorar não é meu forte, e talvez por isso mesmo não veja tanta utilidade.
Tem matérias chatas necessárias, precisam ser decoradas mesmo, não nego. Agora, a grande parte não pode limitar o aluno a saber meia duzia de datas inúteis, alías, úteis sim, para saber em que dia cai o feriado.
Porque não deixar um pouco isto de lado e partir para uma discussão, saindo da superficie do acontecimento. Não o que, sim o porquê.
Não gosto de pessoas que só pensam no estudo, que só estudam e crêem que isto vai fazer delas pessoas inteligentes, bem sucedidas. Sabem tudo daquilo, tão somente daquilo, não tem família, amigos, não sabem discutir, conversar, enfim, realmente ter uma vida.
Descubram a fórmula da invisibilidade, eu usufruo, mas no que depender de mim, quero ir além das contas, das fórmulas, das avaliações, das escolas, dos professores. Os melhores e mais úteis conhecimentos não são adquiridos em sala de aula.
O professor deve levar o aluno a pensar, não importa que fuja um pouco do conteúdo que cai no vestibular.
O que nos leva a um outro ponto, a pressão esmagadora nos jovens. Que devem adentrar numa faculdade, de preferência que esta seja pública, o quanto antes, para que não percam tempo.
Uma pressão enorme para "decidirem seu futuro", como se este fosse crucial.
E acreditam que a faculdade é o fim do mundo, objetivo primeiro-principal de suas vidas, que detém a verdade universal e garantirá o seu futuro próspero ou sua total desgraça.
É certo que as aulas tem algo a nos ensinar, só creio que poderia ser muito melhor aproveitada se tivesse uma visão expansiva ao invés de "cumprir tabela" com asneiras.

8 comentários:

Caroline disse...

Hey,

realmente as aulas nos inspiram mto neh?!

gostei mto da cara nova do blog e seu texto me fez lembrar de aula sobre educação (segundo Paulo Freire)... o negócio não é "educação bancária" (deposita conhecimento e retira na hr da prova) e sim aprender, nem que seja a conviver, conversar, ser e estar msm.

Quem dera textos assim fossem mostrados para os "alienados" que andam pressionados a cumprirem datas... nao há o quando e sim como vc disse o "pq"!!!

gostei msm... nao ta chatinho :p

bjs

Robs disse...

Olasss!
Vi que deixou o link do seu blog na comunidade "Analisando: O Teatro Mágico", resolvi fazer uma visita!
Gostei muito do seu texto, voltarei mais vezes! Grande bjo, Robs!

Luana H. disse...

Concooooordo! hehe

Primeira vez que visito teu blog e amei esse post.
Odeiooo decorar as coisas.

Sei lá, essa pressão do vestibular dói. Parece que todos os seus sonhos vão acabar se vc não passar nessa prova!
Realmente, o conhecimento que melhor é fixado, é aquele em que se vive, toca, sente e discute a situação.

ótimo texto. Parabéns!

beijão

Luana H. disse...

Oie!
Esperança tem que existir sempre, né?

O que eu faço?
Eu faço o ensino médio e sou atriz.

e vc?

Luana H. disse...

Humm...história...gosto muito!

Huuuum...só agora vi o link do seu blog no tópico da comunidade do TM! hasuashuash...que coisa!

Luana H. disse...

é...
acho que agora a gente se conhece ''além-blog''...rsrs


beijos

Transformai-vos disse...

Xiiiiiiii...
Ninguém mandou vc aprender a pensar.
Acredite, é mais fácil ser como eles.
Mas, não tem volta meu amigo, uma vez pensante...

Precisamos conversar...

Luana H. disse...

Heyy..

Adicionei aos meus favoritos

=)